Psiquiatria é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes afetados por distúrbios mentais. Ao contrário do psicólogo, o psiquiatra possui a competência para realizar a prescrição de medicamentos. O ideal é que o tratamento de distúrbios mentais seja realizado com o apanhamento tanto psiquiátrico quanto psicológico, garantindo um melhor resultado ao paciente.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que se manifesta através da deterioração cognitiva e da memória, comprometendo atividades diárias e causando alterações comportamentais. A causa da doença ainda é desconhecida e seu tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente.
O autismo é uma condição que afeta o comportamento do indivíduo, sendo perceptível logo nos primeiros meses de vida. Sintomas como dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação e alterações comportamentais, fazem parte do espectro autista. Apesar de não existirem remédio específicos para o tratamento do autismo, o acompanhamento médico multidisciplinar é essencial para a melhoria na qualidade de vida do paciente.