A fisioterapia é a área da saúde responsável pela prevenção e recuperação de doenças e lesões decorrentes de fraturas ou má-formação. O profissional fisioterapeuta é especialistas em técnicas de massagem e exercícios para restaurar a capacidade física e funcional do paciente.
Considerada como uma das áreas mais comuns da fisioterapia, a fisioterapia ortopédica é responsável pelo cuidado de traumas, disfunções e fraturas provenientes de esforços repetitivos e/ou excessivos. O especialista em fisioterapia ortopédica cuida de lesões provenientes do esporte e está apto a realizar o acompanhamento de atletas, tanto em preparação como após a prática de atividade.
A reabilitação neurofuncional auxilia o paciente afetado por um problema neurológico, a retornar suas atividades diárias. O processo oferece suporte técnico aos familiares, auxiliando nos cuidados necessários e readaptando a funcionalidade do paciente.
A RPG, Reeducação Postural Global, é uma técnica de fisioterapia que tem como objetivo a correção postural através da reorganização dos segmentos do corpo. Através de exercícios práticos, o profissional especialista em fisioterapia RPG identifica, alonga e reequilibra os músculos que firmam a postura, eliminando dores e dando mais forma ao corpo. O diagnóstico para tratamento é individual e o tempo de tratamento varia de acordo com o grau de severidade do problema.
A fisioterapia uroginecológica é uma área da fisioterapia que, através da associação de especialidades de urologia, ginecologia, sexologia e coloproctologia, realiza a prevenção e o tratamento de lesões e traumas musculares relacionados aos músculos do assoalho pélvico. O assoalho pélvico é o nome dado a parte baixa do abdome, onde se localizam órgãos como: bexiga, reto, intestinos e útero. A uroginecologia auxilia também nas atividades sexuais, garantindo que estas sejam prazerosas e não dolorosas.
A fisioterapia respiratória busca, através de métodos manuais ou equipamentos específicos, remover os impedimentos que o ar encontra para sair do trato respiratório e desenvolver uma função respiratória mais adequada, melhorando a capacidade de respiração do indivíduo. São diversos os procedimentos empregados pela fisioterapia respiratória, variando de acordo com nível de dificuldade de respiração.